Esteja preparado para liderar, independente de onde estiver

Imagine que uma pessoa se aproxime de você e ofereça um milhão de dólares exigindo que somente uma condição seja atendida, a de que você apresente imediatamente um objetivo e um plano para se tornar um líder de sucesso. Você estaria preparado para enfrentar esta situação?

Metáfora a parte, quero neste post despertar o empreendedor que pode haver em você, mas que talvez não tenha representado uma possibilidade real na sua vida. E o que isso tem a ver com liderar? A resposta é “tudo”.

Liderar pessoas, projetos, empresas, ideias, movimentos sociais, enfim, qualquer ação que realizamos em nosso dia a dia impacta outras pessoas e de alguma forma nos conduz e a outras pessoas para atingirem objetivos.

A situação que poderá ser enfrentada por você é a de que não saiba o que fazer, qual objetivo alcançar, quando se tornar o líder que deseja ou até mesmo ter que assumir inesperadamente uma posição de liderança. Você pode até mesmo estar criticando seu líder de departamento, na figura no seu chefe, do proprietário da empresa, do diretor da instituição, mas, o que faria se estivesse no lugar dele(a)?

Não devemos esperar o momento em que recebermos uma nomeação, uma promoção de cargo que nos torne um líder, para começarmos a agir como um legítimo líder. Considere responder as seguintes questões que nos preparam para ser um líder que faz a diferença onde estiver presente:

  1. Tenho clareza da missão da empresa, da missão do meu departamento e da missão da minha função? Sei qual o meu papel e como contribuir para o sucesso da equipe da qual faço parte?
  2. Me antecipo diante das situações observadas, definindo ações que poderão ser executadas caso ocorra o que previ que poderia acontecer, evitando prejuízos, perda de tempo e o risco de não atingir o objetivo?
  3. Diante de situações que devem ser resolvidas, faço para do problema ou da solução? Opto por pensar em uma solução ou fico apontando causas e culpados?
  4. Quando recebo objetivos e metas para serem cumpridas me preocupado somente em criticar as metas e encontrar falhas de planejamento ou busco entendimento da situação, consciente de que tenho as habilidades necessárias e estou preparado para atingir o objetivo determinado?
  5. Executo a tarefas a mim designadas de maneira focada e da melhor forma possível, contando com os recursos e no prazo que tenho?
  6. Utilizo da criatividade para buscar soluções para problemas aparentemente sem solução?
  7. Respeito as pessoas com quem trabalho e tenho contato, tendo a consciência de que contar e pertencer a uma equipe pode determinar o sucesso em qualquer situação?
  8. Assumo risco calculados para atingir os resultados aparentemente impossíveis?
  9. Assumo a responsabilidade junto com as demais pessoas da equipe pelos fracassos e derrotas?
  10. Reconheço publicamente as atitudes de outras pessoas que contribuíram de forma determinante para atingir o objetivo, sem rancor, ciúmes ou inveja?
  11. Contribuo para o desenvolvimento de outras pessoas da equipe que pedem auxílio e suporte para a execução de tarefas?
  12. Compartilho o conhecimento que possuo com outras pessoas da equipe, tendo a consciência de que a quantidade de conhecimento que possuo é maior do que o tempo que tenho para repassar a outras pessoas, evitando pensamentos negativos, desenvolvimento de um ego possessivo ou do receito de ser “passado para trás” pelos outros?
  13. Não faço uso de artifícios de manipulação para incentivar ou estimular as pessoas para a execução das tarefas, mas realizo motivação real baseada em experiências e exemplos pessoais, que comprovadamente geram resultados consistentes, mobilizando as demais pessoas da equipe para buscarmos o mesmo objetivo na empresa?
  14. Defino novos e desafiantes objetivos e faço planos de ação o tempo todo, sabendo que posso sou capaz e que tenho que estar preparado para assumir o papel de líder a qualquer momento?

Agir como um líder legítimo, independente de posição que ocupa, faz de você um líder capaz de liderar a si mesmo e aos outros.

Leia também  Palavras são marcas deixadas por grandes líderes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.