Primeiro aprenda o que é, depois como vencer

Você já ouviu e ainda vai ouvir muito sobre ter objetivo, não procrastinar, comemorar pequenas vitórias com a equipe entre outras relacionadas ao caminho rumo ao sucesso. Mas e aí, como reunir tudo isso e partir para a ação?

Primeiro tenha clareza do que é vencer, ou seja, qual o objetivo a ser alcançado. Partir para a ação sem um objetivo claro em mente não é a melhor maneira de alcançar o sucesso, pois os resultados que serão obtidos desta forma podem até ser muito bons, mas serão obtidos ao acaso, podendo até mesmo ser sobras encontradas pelo caminho, deixadas por outra pessoa ou empresa que alcançou um objetivo maior.

Quando você é um líder e tem sob seu comando pessoas mais experientes e melhor preparadas para a ação, ter e demonstrar clareza quanto ao objetivo a ser alcançado, as torna comprometidas com o resultado e as aumentam as chances de atingir o alvo, pois estas pessoas são preparadas e possuem as habilidades técnicas e comportamentais (ou a maioria delas). Quando sua equipe reunir novatos e até mesmo estagiários, a experiência é mais valorizada em detrimento ao resultado obtido, pois o objetivo pessoal e profissional delas é o aprendizado. Desta forma, comunicar com clareza o objetivo a ser atingido vai direcionar toda a sua equipe para um caminho único, sem desvios de interesses.

Após ter clareza de objetivo, defina a estratégia para vencer. Analise cada possibilidade, problema que possa surgir, desafio a ser enfrentado, suas habilidades e das pessoas da sua equipe que serão essenciais para a execução do plano, quais recursos físicos e financeiros disponíveis e necessários, prazos para entregas individuais e geral, locais de trabalho, parcerias a serem formadas e o modo para realizar cada uma das ações previstas em seu plano. Se o objetivo for definido para ser atingido em equipe, convoque todos os envolvidos inclusive nesta fase de definição da estratégia, pois as pessoas trabalham mais comprometidas quando se sentem parte do todo, considerando que o objetivo e o resultado final também é delas.

Leia também  Quanto mais longe eu penso mais longe eu vou

Estratégia definida e conhecida por todos os envolvidos, parta para a ação imediatamente. Siga o plano, cumpra os prazos e até mesmo antecipe ações que possam ser executadas independentes de outras antecessoras. Se você, enquanto líder, perceber que alguém da equipe está procrastinando, enfrente a situação imediatamente, mantendo a equipe em movimento constante. Atrasos, tanto seus quanto de pessoas da equipe, vão comprometer o resultado final.

A cada objetivo alcançado, comemore. Seja atuando sozinho ou em equipe, comemore. Desta forma, você e sua equipe, continuarão a jornada com um espírito empreendedor e empoderado, melhor preparado para atingir resultados ainda maiores. Não estou falando somente de sentimento de vitória, interiorizado em cada pessoa. Considere também reunir todos os envolvidos com uma salva de palmas pelo resultado obtido, presenteie-os, pode ser até mesmo uma pequena pausa no meio do dia para um lanche ou um café, mas não deixe passar em branco. Desta forma você demonstra que percebe o esforço e o mérito de cada pessoa a quem lidera.

Se o objetivo não for atingido ou alguma ação não gerar o resultado esperado, não procure alguém ou alguma situação para terceirizar a responsabilidade. Assuma que a responsabilidade sobre este resultado é inteiramente sua. Você pode não ter previsto uma situação e não teve a atitude necessária diante de um acontecimento inesperado, não preparou corretamente todas as pessoas da sua equipe para agirem de acordo com a necessidade de cada ação, não planejou com a riqueza de detalhes que cada ação requeria ou até mesmo não reuniu pessoas preparadas para atingir o objetivo que pretendia. Não há como negar o fato de que os fracassos, quando ocorridos, são responsabilidade do líder.

Líderes inspiradores assumem a responsabilidade pelos resultados obtidos e reconhecem as pessoas da equipe pela vitória obtida.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.