Sua intenção tem que ter data marcada

Temos consciência de que é essencial ter objetivos claros, trabalhar focado, evitar distrações e procrastinação, mas até este ponto tudo não passa de intenção (isso mesmo que você leu, “não passa de intenção”). E quanto a realização, qual o prazo que temos para cumprir?

Ter um objetivo claro e específico para ser atingido é o marco zero de qualquer ação que realizarmos. Mas quando começa? Quando tenho que terminar? Sem responder estas questões, aumentam as chances de frustração, de não termos nossos desejos atendidos ou mesmo as nossas necessidades satisfeitas.

Determine um prazo para concluir as ações, um limite de tempo para atingir o objetivo, necessário para agir de forma planejada e consistente para alcançar o que deseja.

Quando você tiver determinado o prazo para atingir o resultado definido, não negocie com você mesmo, não caia na tentação de prorrogar ou até mesmo adiar por tempo indeterminado o que tem que fazer. A procrastinação te paralisa, impedindo que você sinta a sensação de bem estar causada pela realização de ações, de atingir objetivos e sentir o sabor da vitória.

Para evitar que seus objetivos se transformem em meras intensões, considere ter as seguintes atitudes:

  1. Defina um objetivo claro a ser atingido;
  2. Compartilhe seu objetivo com pessoas em quem confia e até mesmo conta para atingi-lo. Tornar seu objetivo público te compromete com o resultado, evitando ser desacreditado pelas pessoas que mais respeita e ama.
  3. Defina as ações necessárias para atingir seu objetivo. Estratégias simples ou com maior grau de complexidade, todas devem ser escritas para que possa visualizar todos os riscos negativos e desafios que deverão ser superados até o final, evitando improvisos que possam comprometer o resultado.
  4. Defina um prazo para executar cada ação. Sem prazo as ações podem nunca serem executadas.
  5. Não negocie os prazos com você mesmo, usando qualquer acontecimento como um motivo para justificar e tolerar atrasos na execução.
  6. Defina as pessoas que, além de você, deverão ser envolvidas na execução das tarefas necessárias. Após definir quais pessoas devem ser envolvidas, entre em contato com elas e comunique claramente o objetivo a ser alcançado e o papel de cada uma no processo.
  7. Cumpra os prazos determinados, aconteça o que acontecer. Você sabia que poderiam surgir imprevistos que atrapalhariam a execução das tarefas. Dê um jeito e, caso seja necessário, contorne a situação e execute o que foi determinado. Caso tenha envolvido outras pessoas, monitore e cobre a execução das tarefas nos prazos definidos.
  8. Diga “não” para tudo que não tenha relação ou não contribua com seu objetivo, até que este seja atingido. Ter foco é saber dizer não. Não estou me referindo a momentos de lazer com familiares e pessoas próximas ou de atitudes em situações de emergência que possam até mesmo comprometer sua saúde física ou mental, mas sim, àquelas situações imprevistas que normalmente beneficiam somente quem veio pedir favores pessoais. Pense que este “não” será temporário e que, assim que concluída a tarefa e atingido o objetivo, você poderá realizar ações de apoio e de suporte para outras pessoas.
  9. Evite que a ansiedade controle seus pensamentos. Faça uma tarefa de cada vez de acordo com seu plano de ação. Lembre-se que a tarefa seguinte é a maior inimiga daquela que está executando. Não tente controlar todas as pessoas envolvidas no processo. Conduza as pessoas para o objetivo definido, sem a necessidade de controlar os passos de cada um, com confiança e condução positiva da situação. Se você está trabalhando com estas pessoas no projeto, parta do pressuposto que estão preparadas e possuem as habilidades necessárias para atingir o objetivo desejado.
  10. Trabalhe com intensidade. Empreenda com energia, servindo como inspiração para todos que estão com você durante a jornada. Não diminua o ritmo até ter a certeza de que o objetivo foi alcançado. Se diminuir o ritmo no momento errado, todo o esforço dedicado até aquele momento poderá escorrer pelo ralo.

Intensão com data marcada é sinônimo que objetivo claro e da presença de foco na ação.

Leia também  Se não tem estratégia é a estratégia de alguém

1 comentário

    • Ariane em 18 de outubro de 2019 às 13:02

    Responder

    Amei a leitura! Por vezes me pego “achando” que tenho um objetivo quando na verdade tenho uma meta sem data marcada para acontecer… e assim não chego onde quero chegar. Bastou esta leitura para me fazer escrever e organizar no calendário minhas tarefas e assim tenho data para atingir meu objetivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.